Janeiro Branco em Lagoa Santa
Saúde mental, cuidado que escuta, acolhe e se constrói diariamente
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apoia e fortalece a campanha do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental. Criado em 2014 como um movimento social, o Janeiro Branco ampliou o debate sobre o tema, levando a reflexão para além dos espaços tradicionais de cuidado, como hospitais e serviços especializados, e aproximando a discussão do cotidiano das pessoas, das famílias e da comunidade.
No município, o cuidado em saúde mental é garantido por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que oferece atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são realizados de forma humanizada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao acompanhamento de adultos, crianças e adolescentes, além de pessoas com demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
Os CAPS se consolidaram como dispositivos fundamentais para o avanço da atenção em saúde mental, alinhados ao modelo de cuidado em liberdade, que valoriza o vínculo, a autonomia e a reinserção social dos usuários. O atendimento é multiprofissional e centrado na pessoa, respeitando sua história, seus direitos e suas necessidades.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está diretamente relacionada ao bem-estar físico, emocional e social do indivíduo. Por isso, investir em políticas públicas, ampliar o acesso aos serviços e fortalecer uma cultura de cuidado são ações essenciais para promover qualidade de vida e desenvolvimento humano.
Cuidar da saúde mental é um direito e responsabilidade de todos. Em caso de necessidade, a orientação é procurar o CAPS mais próximo e buscar apoio.
Comentários (3)
Devemos todos cuidar da saúde mental.
2 Semanas atrásÓtima dica!
3 Semanas atrásFeliz 2026!
3 Semanas atrás